terça-feira, 5 de outubro de 2010

UMA CONVERSA SOBRE A PRODUÇÃO ESCRITA NA ESCOLA

Auxiliar o aluno a desenvolver sua competência em produção de texto é...


  • Papel da escol.a
  • Competência do professor . 
  • Objetivo do currículo  
  • Necessário à escolarização   
COMPETÊNCIA TEXTUAL:ESCRITA
Nas sociedades modernas
O homem vive seu dia-a-dia inserido em diferentes práticas sociais de leitura e escrita;

As relações sociais são estabelecidas em função dos diferentes níveis de letramento da população;

A escola assume seu papel essencial de habilitar o cidadão a ser usuário desta tecnologia: a escrita
A escrita não é apenas inspiração...

O processo de escrita requer do escritor:
  • Øconhecimentos prévios,
  • Øleituras diversificadas,
  • Øinvestigação sobre o assunto abordado,
  • Øreconhecimento da forma e da estrutura do texto a ser escrito 
Além disso...
Segundo Garcez (2004), o bom leitor evidencia em seu texto suas leituras prévias, desvelando autoria e criatividade, portanto, quanto maior a interação do leitor com o texto e mais desenvolvida for sua habilidade de leitura, melhor será sua produção textual e organização das idéias, desenvolvimento do texto, revisão e reescrita.
 
Escrever precisa ser entendido como: 
 
  • ØO ato de compartilhar práticas sociais que a sociedade letrada instituiu.
  • ØProduzir com o intuito de o produtor do texto ser o próprio leitor,
ØEscrever com uma função social específica e para um destinatário previamente selecionado: como e-mails, ofícios, bilhetes, contratos, receitas, textos didáticos, romances, notícias e outros. 
O desenvolvimento da competência do aluno em produção textual está no modo como o professor irá ensiná-lo a escrever, ressaltando:
a importância que a escrita possui em sua vida, a sua função social, seja na escola, nas tarefas cotidianas, assim como no trabalho, e a freqüência com que se escreve em uma sociedade letrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário