sábado, 9 de outubro de 2010

ELEMENTOS PARA AUXILIAR A CRIANÇA A SUBSTITUIR MARCAS DE ORALIDADE

A partir desta habilidade, levantar elementos para auxiliar a criança a substituir marcas de oralidade na produção de texto:


 Aí né: então, de repente, em seguida, logo depois, um dia...
O famoso aí né pode ser substituído geralmente por uma conjunção;

 ELE falou para ELE: substituir o excesso de pronome pelo uso do nome ou o oposto. O lobo falou... O lobo comeu... (lembrando dos elementos anafóricos e dêiticos);

 Incluir adjetivos ou locuções adjetivas que enriqueçam o texto: manhã (de inverno, de sol, ensolarada, chuvosa, primaveril...), dar qualidades ao personagem (valente, assustado, corajoso, destemido, medroso, rápido, veloz, falante, tagarela, travesso...);

 Marcas de temporalidade: logo, após este fato, em seguida, no dia seguinte, antes disso, quando, após, durante, anteriormente, assim que, sempre que...

 Marcas de causalidade (Porque – explicativo). Ex: Chapeuzinho Vermelho saiu correndo apressada porque se distraiu na floresta e já estava atrasada;

 Marca de condição: se;

 Simultaneidade: enquanto, enquanto isso, ao esmo tempo...

 Finalidade: para que;

 Advérbio de modo: rapidamente, furiosamente, cuidadosamente...

 Advérbios de tempo: ontem, hoje, agora, antes, depois;

 Adversidade: mas, porém (oposição entre os termos, ressalva);


“A gramática tem uma função sociocognitiva relevante, desde que entendida como uma ferramenta que permite uma melhor atuação comunicativa. O problema é fazer de uma análise formal o centro do trabalho com a língua.
O falante deve saber flexionar os verbos e usar os tempos e os modos verbais para obter os efeitos desejados; deve saber usar artigos e pronomes para não confundir seu ouvinte, sempre observando aquilo que é necessário à boa comunicação. Mas este falante não precisa justificar com algum argumento porque faz isso ou aquilo nessas escolhas. O falante de uma língua deve fazer-se entender e não explicar o que está fazendo com a língua.” (MARCUSHI, 57:2008)

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